FOGUETES DE 100 MILHÕES DE USUÁRIOS: Quanto tempo cada um dos Apps mais populares da Internet levou para alcançar esta marca?
Para que um foguete possa entrar em órbita ele precisa decolar e atingir uma velocidade mínima de 7,9 km/s – o equivalente a 28,440 km/h, a fim de escapar da gravidade terrestre que o puxa para baixo. Considerando a variação de modelos, trajetórias, técnicas e uma série de outros cálculos, um foguete leva geralmente entre 10 e 20 minutos desde sua ignição até se livrar da gravidade e conseguir entrar em órbita terrestre. Mas são é sobre foguetes que você veio buscar conhecimento por aqui, certo? Então, vamos ao que interessa.

Quanto tempo levou para os aplicativos mais populares atingirem 100 milhões de usuários?
Dos muitos novos rivais do Twitter, agora X, a mais nova plataforma de mídia social da Meta, o Threads, chegou, estremeceu a Internet e estabeleceu sua presença com força. De acordo com o fundador da Meta, Mark Zuckerberg, o Threads levou apenas 5 dias para atingir o número de 100 milhões de usuários. Atingiu esse marco por meio da demanda orgânica – e sem a necessidade de promoções pagas – quebrando todos os recordes anteriores. O que demonstra a influência que a conveniência de integração pode oferecer.
As pessoas não querem ficar pulando de um lugar para outro. É assim com os supermercados, com os shoppings centers, com os marketplaces, com os smartphones, com os sistemas de buscas e também, com as redes sociais. E este é um comportamento que precisa ser compreendido e digerido.
Ainda no final de 2021, o número de buscas do Tik Tok já superava nos Estados Unidos o volume total de buscas americanas realizadas no Google. Tudo isso, pelo indício comportamental de que as pessoas querem menos atrito possível.
E é justamente neste olhar que vejo o metaverso se consolidando como ambientação digital capaz de convergir para um único lugar, ou muito poucos lugares, um conjunto enorme de atividades e funcionalidades. Só assim, o admirável mundo novo de uma realidade virtual densa e populosa se irá ser capaz de se sustentar. Ao menos a meu ver. E olha que já naveguei por este tal de metaverso por muitos anos. Mas este é o conteúdo de um outro artigo. Logo ele virá. Vamos focar na velocidade de adesão por enquanto.
Velocidade de adesão
Se o Threads legou impressionantes 5 dias para fazer o que o Chat GPT, febre mais recente desta proporção, levou 2 meses. Quanto tempo outras plataformas populares como TikTok, Instagram e YouTube levaram para construir sua base de usuários?
Extraindo dados da PwC e do Yahoo, o Visual Capitalist mensurou e ordenou o tempo necessário para que cada uma das principais e mais populares plataformas da Internet chegassem à marca de 100 milhões de usuários. E o resultado é um infográfico que ilustra esta corrida de lançamentos de tirar o fôlego entre tantos foguetes de sucesso.

Evidente que o Threads possui vantagem significativa sobre os demais ao se fazer valer de algumas estratégias e situações. O que deve contribuir para manter este record por um bom tempo e se manter competitivo neste ranking
Seu lançamento “coincidiu” com a decisão de limitação de visualizações impostas aos usuários do Twitter que precisarão pagar para visualizarem um número maior de publicações e surfou na onda da insatisfação destes usuários dirigida à plataforma e principalmente ao seu atual proprietário, Elon Musk.
Os novos usuários no Threads precisam de uma conta no Instagram para se registrar, eliminando assim as barreiras de inscrição e alavancando a base de usuários de 1,2 bilhão de usuários do Instagram para convertê-los com grande conveniência para a nova rede.
A questão é se de fato a rede vai se sustentar como uma alternativa viável para competir a longo prazo ou até mesmo vir a substituir o Twitter. Ops, o X. Ou seja, como molho especial, ainda temos a troca de nome, marca e identidade da rede favorita de muitos influentes da Internet. Por um lado, o Threads enfrentou críticas significativas devido às suas práticas intensivas de coleta de dados e à falta de recursos de acessibilidade. Também está faltando alguns recursos importantes de seu rival, incluindo trending topics, hashtags e mensagens diretas.
Mas não podemos deixar de lado o que pode vir das estratégias audaciosas e megalomaníacas de Musk. Afinal, foi ele quem fez com que foguetes passassem a dar ré ao desenvolver uma tecnologia nova de pouso controlado para a sua reutilização, reduzindo significativamente assim, os custos de cada lançamento e reacelerando a corrida comercial do espaço. Será que teremos a graça de ver algo similar no mundo dos aplicativos móveis e das redes sociais em breve?

O ChatGPT da Open AI que foi lançado em novembro de 2022 e atingiu 100 milhões de usuários no início do ano novo, ocupa a 2ª posição. O ChatGPT apresentou as incríveis capacidades de grandes modelos de linguagem para as massas, gerando uma onda de inscrições e revivendo conversas antigas sobre as possíveis consequências da IA. Ao abrir uma versão gratuita ao público, conseguiu escalar rapidamente sua base de usuários curiosos e sedentos para experimentar a nova ferramenta e testar por si próprios o que uma IA seria capaz de realizar em uma interface conversacional amigável. E o resultado foi um grande sucesso.
Levando 9 meses para atingir 100 milhões de usuários após seu lançamento em 2017 o TikTok da ByteDance segue em 3º no ranking. Como o Threads, o TikTok também se beneficiou de outro aplicativo, acessando a base de usuários existente do app de sincronização labial Musical.ly depois que ele foi adquirido e incorporado TikTok.
WeChat e Instagram completam o TOP 5, também com vantagens interessantes. O WeChat, uma plataforma de mensagens instantâneas semelhante ao WhatsApp, se beneficiou de seu acesso exclusivo ao notoriamente fechado mercado de internet da China de 500 milhões de usuários em 2012. Enquanto isso, a Meta adquiriu o Instagram quando a plataforma de compartilhamento de fotos tinha 30 milhões de usuários e mais do que triplicou esse número, passando de 100 milhões em apenas um ano.

Uma curiosidade especial deste estudo é a figuração da WWW – World Wide Web, ou seja, da própria Internet como a conhecemos como ambiente de navegação, conectividade e compartilhamento de arquivos, dados e conteúdos entre computadores do mundo todo. A Internet ocupa a 18ª posição do ranking por levar 7 longos anos para atingir a quantidade de 100 milhões de usuários após sua abertura comercial em 1992. 11 meses menos do que o Linkedin precisou para alcançar a marca dos 100M. Linkedin que completou neste ano de 2023, 20 anos de mercado, por sinal.
Qual será a nova aplicação que tomará a Internet de assalto novamente e como ela se posicionará neste ranking histórico? E claro, não se esqueça de atualizar o seu mindset e reconsiderar;
Agora, foguetes dão ré, sim! E com isso voam muito mais e a um custo muito menor.
Escrito por Alexandre Conte.
Interessante ver como a velocidade de adesão varia tanto entre os apps populares. Threads quebrando recordes em apenas 5 dias é impressionante, enquanto o TikTok levou 9 meses para atingir 100 milhões de usuários. A competição nesse espaço é feroz, e o futuro reserva surpresas.