Ranking das marcas brasileiras mais valiosas 23/24

O relatório foi publicado nesta terça-feira, dia 04 de junho e o Ranking Interbrand das marcas brasileiras mais valiosas já está atualizado em sua edição de 23/24.

Este relatório é o resultado de uma avaliação minuciosa conduzida pelo time de especialistas da Interbrand e que engloba muito mais do que o simples índice financeiro das empresas, mas reflete também a força, a resiliência e a capacidade de inovação das marcas brasileiras que se destacaram no ano de 2023.

As marcas mais valiosas do Brasil não apenas adotaram tecnologias como inteligência artificial ou realidade aumentada, mas as integraram de forma estratégica no redesenho constante de seus pontos de contato, em seus modelos de negócio, transformando a maneira como interagem com seus clientes, oferecem e entregam valor. Personalizar a experiência do cliente, oferecendo recomendações e soluções sob medida já é esperado das marcas líderes. A realidade aumentada deixou de ser uma novidade e se tornou uma ferramenta poderosa para criar experiências imersivas e memoráveis, assim como o omnichannel se tornou um caminho sem volta para as grandes e mais maduras marcas no que diz respeito ao respeito, conveniência e praticidade à jornada de seus clientes e consumidores.

O CEO da Interbrand Brasil, Beto Almeida, destaca ainda que;

O futuro se apresenta com desafios e oportunidades para as marcas brasileiras. A busca por sustentabilidade, a demanda por experiências personalizadas, mas não exaustivas, e a competição vindo de todos os lados, continuarão a moldar o cenário dos negócios.

A análise da Força de Marca se baseia na avaliação de 10 atributos que ajudam a medir o seu desempenho na experiência de diferentes públicos, internos e externos e distribuídos em 3 grandes dimensões – Liderança, Engajamento e Relevância. São eles;

Como FATORES INTERNOS, 4 atributos compõem a dimensão de

LIDERANÇA:

• AGILIDADE
A velocidade de lançamento no mercado que uma empresa demonstra diante da oportunidade ou desafio, permitindo- -lhe chegar à frente e ficar à frente das expectativas
• DIREÇÃO
O grau em que há um propósito e ambição claros para a marca, um plano para alcançá-los ao longo do tempo, cultura e valores definidos para orientar como esses planos devem ser executados.
• ALINHAMENTO
O grau em que toda a organização está caminhando na mesma direção, comprometida com a estratégia da marca e capacitada por sistemas para executá-la em toda a empresa.
• EMPATIA
O grau em que a organização está em sintonia com os clientes e partes interessadas mais amplas, ouvindo ativamente e antecipando suas necessidades, crenças e desejos em evolução e respondendo de forma eficaz e adequada.

Como FATORES EXTERNOS, 6 atributos estão distribuídos em 2 dimensões:

ENGAJAMENTO:

• DISTINÇÃO
A existência de experiências e ativos exclusivos próprios que são reconhecidos e lembrados pelos clientes e difíceis de reproduzir.
• COERÊNCIA
O grau em que as interações do cliente, embora variem dependendo do canal e contexto, permanece autêntico na narrativa e na sensação da marca.
• PARTICIPAÇÃO
O grau em que a marca tem a capacidade de atrair clientes e parceiros, criar um senso de diálogo e estimular o envolvimento e a colaboração.

E RELEVÂNCIA:

• PRESENÇA
O grau em que uma marca se sente onipresente para públicos relevantes, é falada positivamente e é facilmente lembrada quando um cliente tem uma necessidade na categoria da marca.
• CONFIANÇA
A medida em que uma marca é vista a entregar as (altas) expectativas que os clientes têm dela, é percebida como uma ação com integridade e com os interesses dos clientes em mente.
• AFINIDADE
O grau em que as pessoas sentem uma conexão positiva com a marca, com base nos seus benefícios funcionais e/ou emocionais fornecidos e na sensação de ter valores compartilhados.

O RANKING

O resultado apresentado neste ano pela Interbrand demonstra a resiliência que marcas fortes trazem para os negócios. O destaque ficou para as empresas que souberam escutar, se adequar às novas necessidades de consumo e aprofundar sua lealdade com os consumidores.

O portfólio das 25 marcas totalizou R$156 bilhões, um crescimento de 2% em comparação com o período anterior. Os cinco primeiros lugares do ranking continuam sendo dominados pelo setor financeiro e pelas cervejas.

Duas marcas que ganharam posições são a XP Investimentos, do setor financeiro, e a Vivo, que também tem se posicionado com iniciativas como empréstimo pessoal, carteira digital e cartão de crédito.

Os setores mais relevantes foram:

Serviços Financeiros com 60%, Bebidas Alcoólicas com 21% e Cosméticos, Varejo e Gás e Energia com 13%.

Mesmo com o crescimento expressivo de algumas marcas, as cinco primeiras listadas representam 75% do valor total da tabela. Essa concentração reflete o longo caminho percorrido por essas empresas, investindo em suas marcas e garantindo sua presença coerente e constante na mente dos consumidores.

Maior Crescimento

Drogasil
A companhia se estabeleceu como a marca de saúde mais forte do Brasil ao expandir por meio de novas lojas e serviços, além de aumentar a lealdade de seus clientes, representada pelo NPS. Além de destacar a confiança e a presença da marca no dia a dia das pessoas, o investimento na construção institucional da marca RD impulsiona a força de suas marcas.

Porto
Referência em construção de confiança, a Porto dobrou o seu lucro líquido acumulado em 2023. A partir da ambição de ser um ecossistema com foco em cuidado, os esforços na consolidação dos negócios Porto Bank, Porto Serviços, Porto Seguro e Porto Saúde aumentam a presença da marca no cotidiano dos seus clientes com reforço de investimentos em ativações e experiências.

PagBank
Para reforçar sua vantagem competitiva, a companhia consolidou sua integração de serviços financeiros em um só lugar, com um rebranding que agregou a marca PagSeguro ao guarda-chuva PagBank. Como resultado, houve um aumento expressivo da lucratividade, 27% em comparação com o ano anterior, e da base de clientes. Dos novos clientes, 19% nunca tiveram conta em banco, o que reforça a missão do PagBank de transformar e democratizar os serviços financeiros e de pagamentos no Brasil, dando acesso a pessoas das classes C, D e E.

Novas Entrantes

Stone
Desde a sua criação, a cultura e alinhamento da companhia foram propulsores para que a marca se tornasse uma referência em empatia e agilidade. Nos últimos anos, mesmo com os resultados financeiros difíceis, a marca seguiu sustentando o crescimento do portfólio de produtos e vínculo com o público. A proximidade com o empreendedor brasileiro é refletida em toda a experiência da marca e em 2023 foi também traduzida na retomada de resultados financeiros ascendentes.

Raia
A marca entra no ranking como consequência dos esforços em aprofundar vínculos com seus clientes e se destacar no posicionamento regional. Assim como a Drogasil, houve um forte investimento na expansão de lojas e serviços, além dos benefícios do investimento institucional da marca RD. Sua alta capacidade de distinção também colabora para o seu destaque e inauguração no ranking.

Arezzo
A marca de varejo do Grupo Arezzo&Co teve um crescimento de 14% nas vendas. Sua agilidade em trazer lançamentos e tendências, aliada à capacidade de empatia e presença, faz a marca retornar ao ranking. Com 450 lojas presentes em 180 municípios, a promessa é ser aliada das mulheres na moda e na vida.

Você acessa o relatório completo do Ranking Interbrand para as marcas brasileiras clicando aqui.

Aprendizados

Acompanhar o ranking Interbrand das marcas mais valiosas do Brasil e do Mundo funciona como uma espécie de radar para direcionar melhor nossos olhares aos movimentos, posicionamentos e gestão de marca de quem está colhendo o maior reconhecimento em seus mercados. Possivelmente esteja aí, valiosos insights para o branding da sua empresa, produto e/ou negócio.

Entendendo estes movimentos, decisões de como melhor alocar seus investimentos de marketing e recursos de marca podem se tornar mais assertivas e valiosas. Assim como provocar constantemente perguntas como:

Como será o próximo movimento estratégico que nossa minha deve realizar?
E será que consigo fazer isso antes de meus principais concorrentes e substitutos?

E você deve estar se perguntando neste momento, sobre como estaria o Ranking Global da Interbrand para as melhores marcas do mundo, não?

Pois bem, atualmente a Apple, Microsoft e Amazon lideram a lista das 100 marcas mais bem avaliadas pelo ranking global, chamado Interbrand Best Global Brands 2023.

Clique aqui para conferir a relação completa das 100 maiores marcas do mundo diretamente no site da Interbrand.

Escrito por Alexandre Conte.