10 TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS ESTRATÉGICAS PARA O SEU NEGÓCIO

Artigo publicado originalmente em minha Newsletter do Linkedin. Clique no botão ao lado para assinar e acompanhar outras publicações como esta que saem primeiro por lá, no Lilnkedin e depois são publicadas aqui no blog.

Dando continuidade nesta newsletter de Marketing, Gestão e Tecnologia, trago como segundo artigo um estudo baseado nos levantamentos e publicações do Gartner, para ainda abordar o tema de tendências e norteamento de gestão e de negócio. Porém, desta vez a abordagem é mais tecnológica e menos setorizada. Pelo contrário. Se no primeiro artigo me dediquei às expectativas e pautas voltadas para o Varejo, hoje trago um olhar adaptável e aplicável a qualquer setor de atuação e para a gestão de empresas de diferentes portes e realidades.

Em um momento de início de ano a expectativa de muitos gestores e empreendedores era de estarem focados em seu crescimento e recuperação pós-pandemia. Porém, as preocupações que tomam suas agendas estão vinculadas às ameaças de recessão global e na prevenção e redução dos impactos da inflação persistente. Muitos setores sofrem ainda com o agravante de crises em suas cadeias de suprimentos, falta de energia e com baixos níveis de habilidades e maturidade digital.

Sua empresa deve estar comprometida em gerar resultados e assumir iniciativas estratégicas que contribuam com sua maior competitividade e continuidade ao longo do tempo, mesmo diante das incertezas do hoje e do amanhã. Seja com o objetivo de reduzir custos, maximizar margens, potencializar seu crescimento ou até mesmo o de “pivotar” e reinventar o seu modelo de negócio, uma coisa é certa e constante:

“A Tecnologia possui um papel essencial para todas estas frentes. Mas é preciso saber quando e onde as principais tendências tecnológicas apresentarão seu maior impacto potencial.”
10 Tendências Tecnológicas Estratégicas apontadas pelo Gartner para o seu negócio a partir de 2023.

E para contribuir com esta orientação, trago aqui a relação das 10 principais tendências tecnológicas apresentadas pelo Gartner para a agenda que se inicia em 2023. Em sua relação anual o Gartner aponta para onde o radar e foco de líderes empresariais e gestores tecnológicos devem apontar nos próximos 3 anos [36 meses], independente de seus setores de atuação e de suas necessidades mais latentes. Oferecendo assim uma ótica com maior clareza para as priorizações tecnológicas de cada gestão.

Para esta seleção anual o Gartner que aponta quais tendências tecnológicas são mais importantes estrategicamente, os critérios de avaliação levam em consideração os seus impactos e capacidades de:

  • Afetar significativamente ou ser impactado por uma tecnologia.
  • Exigir uma resposta dos executivos de C-Level responsáveis pela estratégia digital e/ou de TI.
  • Exigir uma resposta de decisão ou ação nos próximos 0-36 meses.

Com isso o Gartner espera que essas tendências criem um imperativo de ação em pelo menos 20% de seus clientes de TI, validando e tornando-as amplamente aplicáveis aos demais líderes digitais, de TI e de tecnologia em geral e também, atingindo as ambições estratégicas de muitos CEOs. Evidente que diferentes tendências impactarão organizações e setores de formas distintas. Portanto, a avaliação ponderada de cada uma das tendências apresentadas é o que despertará a real percepção de valor, de riscos e de oportunidade para o rumo estratégico de cada negócio e organização.

O objetivo deste estudo é auxiliar que gestores possam desenvolver seus próprios roteiros com fundamentos e diretrizes mais relevantes para direcionar os esforços e o crescimento de suas empresas com maior confiança, credibilidade, continuidade e sustentabilidade frente a concorrência.

As tendências tecnológicas estratégicas apresentadas estão classificadas em 3 grandes categorias. As primeiras estão voltadas para otimização do negócio. O segundo grupo está classificado como de contribuição potencial de escalabilidade. Enquanto as tendências do 3º grupo estão classificadas como de grande potencial de pioneirismo. Todas as 3 categorias de tendências estão por sua vez apoiadas sobre tecnologias sustentáveis que contribuem e viabilizam muito do que poderá ser realizado com cada tendência tecnológica estratégica destacada. Vamos a elas!

CATEGORIA 1: OTIMIZAÇÃO

endências tecnológicas estratégicas que contribuem para otimizar os sistemas de TI para maior confiabilidade, melhorando a decisão baseada em dados, criando valor e sustentando a integridade de sistemas de Inteligência Artificial em operação.

1 – Sistema Imunológico Digital

Segundo estudos do Gartner, as organizações que investirão em sua Imunidade Digital até 2025, aumentarão a satisfação de seus clientes por diminuir o tempo de inatividade em 80%.

Um Sistema Imunológico Digital – SID, combina práticas e tecnologias de observabilidade, testes aumentados de inteligência artificial, engenharia de caos, autorrecuperação, engenharia de confiabilidade do site e segurança da cadeia de suprimentos de software para aumentar a resiliência de produtos, serviços e sistemas.

Um SID fornece um modelo para preparar sua organização para mitigar riscos potenciais e utiliza falhas como oportunidades de aprendizado que sejam resiliente a falhas para criar experiências superiores para clientes e usuários.

American Airlines usa engenharia de confiabilidade do site, práticas de engenharia de caos e abordagem “First-Test”, para lidar melhor com o aumento de complexidade do sistema e lidar com fraquezas e vulnerabilidades desconhecidas. Isso aumentou sua base de conhecimento e seu sistema de compreensão, revelando grande resiliência a vulnerabilidades.

Banco Itaú, adicionou dados preditivos e recursos de correção para seus sistemas de monitoramento para avaliar continuamente a saúde, melhorar o desempenho e fornecer informações sobre o que proporciona melhores experiências aos seus colaboradores e clientes. O que proporcionou um aumento de 37% na capacidade de correções automáticas de incidentes e diminuíram o tempo médio de resolução em 45%.

Exemplos de Estratégias de Negócios Suportadas:

• Criar Bases Seguras;

• Aceleração Digital;

• Proteger e Expandir sua Marca.

2 – Observabilidade Aplicada

Até 2026, 70% das organizações que aplicarem com sucesso a observabilidade alcançarão, segundo estudo do Gartner, menor tempo de tomada de decisão criando assim, maior vantagem competitiva para o negócio ou processos de TI.

A observabilidade aplicada é o uso de dados observáveis em uma abordagem altamente orquestrada e integrada em funções de negócios, aplicativos, infraestrutura e operações para permitir a tempos mais curtos da ação e reação, além do planejamento proativo das decisões de negócios, permitindo que as empresas e gestores tomem decisões futuras mais rápidas e precisas, otimizar as operações de negócios em tempo real.

Tesla é um exemplo de organização que usa elementos direcionados de observabilidade aplicada. Oferecendo seguro de veículos em vários estados dos EUA para proprietários Tesla com base apenas em seu comportamento de direção “observável” em tempo real. Estes dados de direção são mensurados por sensores e softwares embarcados nos veículos que geram uma pontuação de segurança mensal. A Tesla diz que os motoristas considerados “comuns” com base em sua pontuação de segurança podem economizar de 20% a 40% em seu prêmio, enquanto aqueles com pontuações mais seguras podem economizar de 40% a 60%.

Exemplos de Estratégias de Negócios Suportadas:

• Criar Bases Seguras;

• Aceleração Digital.

3 – AI TRiSM: Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança de IA

AI Trust, Risk and Security Management em inglês é a base para o acrônimo AI TRiSM, conceito que permitirá que organizações que adotarem com transparência o Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança de suas aplicações de Inteligências Artificiais até 2026, verão seus modelos de IA atingirem uma melhoria de 50% nos resultados no que diz respeito a adoção, metas de negócios e aceitação do usuário. A fonte é de levantamentos do próprio Gartner.

A rápida popularização e amplitude de acesso e aplicação das ferramentas de inteligências artificiais tem contribuído para a automação e elevação de produtividade em muitas áreas. Porém, são mecanismos que requerem novas formas de gerenciamento de confiança, risco e segurança que os controles convencionais não fornecem. Adotar o modelo de gerenciamento de AI TRiSM eleva as capacidades de confiabilidade, segurança e privacidade, oferecendo maior eficiência na adoção de IA, gerando resultados mais satisfatórios em relação ao atingimento de metas de negócios e maior aceitação dos usuários.

Abzu, uma startup dinamarquesa, construiu um produto de IA que gera modelos explicáveis matematicamente capazes de identificarem relações de causa e efeito. Isso permite que os clientes do ramo farmacêutico da Abzu validem os resultados de seus levantamentos e experimentos com maior facilidade, levando ao desenvolvimento de medicamentos mais precisos e eficazes para o câncer de mama, por exemplo.

Exemplos de Estratégias de Negócios Suportadas:

• Criar Bases Seguras;

• Maximizar o Valor dos Dados;

• Proteger e Expandir a sua Marca.

CATEGORIA 2: ESCALA

Tendências tecnológicas estratégicas que contribuem para acelerar as ofertas verticais, aumentando o ritmo de entrega de produtos e permitindo maior conectividade em todos os lugares.

4 – Modelo de Plataformas em Nuvem

O Gartner afirma que até 2027, mais de 50% das empresas usarão plataformas de nuvem para acelerar suas iniciativas de negócios.

As soluções de nuvem criam valor para as organizações incorporando serviços e aplicações que seriam, tradicionalmente, adquiridos separadamente, em soluções integradas ou com maior compatibilidade de integrações, além de mais personalizáveis. Aumentando desta forma a agilidade organizacional, acelerando a inovação e o tempo de sua valorização. As plataformas de nuvem permitem uma mudança de soluções genéricas para plataformas projetadas para atender às especificidades de cada setor.

Hangzhou, uma das cidades mais populosas da China, fez parceria com a Alibaba, Big Tech chinesa, para construir uma plataforma capaz de gerenciar o congestionamento de trânsito e simplificar as operações diárias da cidade. Funcionando como um verdadeiro cérebro da Smart City, combinou infraestrutura digitalizada com uma plataforma central de dados e aplicações massivas. Após a implementação, a cidade reduziu sua classificação de congestionamento, caindo da 5ª cidade mais congestionada da China para se tornar a 50ª.

Exemplos de Estratégias de Negócios Suportadas:

• Aumentar a Receita;

• Aceleração Digital.

5 – Engenharia de Plataforma

Estabelecer equipes internas para prover plataformas de serviços, componentes e ferramentas reutilizáveis para entrega de aplicativos será uma realidade para 80% das empresas de engenharia de software até 2026.

As empresas com visão de futuro mais apuradas já começaram a construir plataformas operacionais que ficam entre os usuários e os serviços de apoio dos quem eles dependem, com o objetivo de ajudar desenvolvedores, cientistas de dados e usuários finais e a reduzir o atrito pelo trabalho valioso que eles realizam. Esta engenharia de plataforma otimiza e maximiza a experiência dos desenvolvedores e acelera a entrega digital para a organização.

Nike construiu “plataformas combináveis” que unem capacidades de negócios globais estrategicamente relacionadas que são implementadas por tecnologias modulares e combináveis expostas por meio de APIs. A Nike descobre que a plataforma permite responder mais rapidamente às mudanças, acelerar o tempo de lançamento para o mercado, aumentar a escalabilidade e reduzir seus custos operacionais.

Exemplos de Estratégias de Negócios Suportadas:

• Criar Bases Seguras;

• Aceleração Digital;

• Atrair e Reter Talentos.

6 – Valorização das comunicações sem fio

50% dos end-points sem fio corporativos usarão serviços de rede que fornecem recursos adicionais além da comunicação até 2025. Atualmente, esta utilização não passa de 15%.

A integração de várias tecnologias sem fio fornecerá uma base técnica mais econômica, confiável e escalável que reduz despesas de capital. Isso promove um futuro de maior utilização das redes sem fio, de mais protocolos sem fio e uma gama ainda mais ampla de recursos sem fio sendo usados para apoiar negócios digitais.

Bosch-Siemens por exemplo, usa sensores ultrassônicos para desacelerar empilhadeiras em tempo real. Este serviço adicional permite, além de eliminar os acidentes com empilhadeiras, houve redução de 98% dos quase acidentes e aumento de 10% na produtividade. A tecnologia está sendo implementada em 2,5 milhões de pés quadrados de produção e áreas de armazenamento com leitores em 250 empilhadeiras e 500 pedestres.

Exemplos de Estratégias de Negócios Suportadas:

• Criar Bases Seguras;

• Maximizar o Valor dos Dados;

• Aceleração Digital;

CATEGORIA 3: PIONEIRISMO

Tendências tecnológicas estratégicas que contribuem para a mudança de modelos de negócios, ressignificação da relação e envolvimento das organizações com seus colaboradores, clientes e fornecedores, além de acelerar estratégias para explorar novos mercados digitais e virtuais.

7 – SuperApps

O Gartner aponta que até 2027, mais de 50% da população global será composta por usuários ativos diários de vários SuperApps.

Um SuperApp é um aplicativo que fornece aos usuários finais (por exemplo, clientes, parceiros ou colaboradores) um conjunto de recursos principais, juntamente com acesso a miniaplicativos criados independentemente. O SuperApp é construído como uma plataforma para oferecer experiências de aplicativos consistentes e personalizados. Os usuários podem descobrir e ativar seu próprio conjunto de aplicativos, proporcionando uma experiência digital altamente personalizada e contextualizada dentro de um único aplicativo.

PayPay por sua vez é um provedor de pagamento com quase 50 milhões de usuários. Uma parte fundamental de sua estratégia de crescimento é integrar a compra de produtos e serviços de terceiros em seu SuperApp e já fornece miniapps de terceiros para comprar ingressos de cinema, solicitar entrega de comida e compartilhamento de bicicletas, além de aplicativos próprios para serviços de gestão financeira e compras no varejo, entre outras funções.

Exemplos de Estratégias de Negócios Suportadas:

• Atrair e Reter Talentos.

• Aumentar a Receita;

8 – IAs Adaptativas

As empresas que adotaram práticas de engenharia de IA para construir e gerenciar sistemas de IA adaptativos superarão seus pares e concorrentes na aplicação de modelos de IA em pelo menos 25% até 2026.

O valor da Inteligência Artificial aplicada reside na capacidade de desenvolver, implantar, adaptar e manter rapidamente a IA em diferentes cenários no empreendimento. Dada a complexidade de engenharia e a demanda por um tempo de lançamento mais rápido no mercado, é fundamental desenvolver um pipelines de engenharias de IA menos rígidas ou construir modelos de IA com capacidade de se adaptar em produção. As IAs adaptáveis aceleram a valorização e mantém continuamente a IA alinhada aos objetivos da empresa em tempo real.

A fabricante de produtos químicos e materiais dos EUA, Dow, implanta sistemas de IAs adaptáveis que usam feedbacks sobre padrões de uso e otimização de valor de negócios para aprimorar a análise corporativa. O que resultou em 320% aumento do valor gerado pela plataforma de analytics.

Exemplos de Estratégias de Negócios Suportadas:

• Criar Bases Seguras;

• Maximizar o Valor dos Dados;

9 – Metaverso

Até 2027, mais de 40% das grandes organizações em todo o mundo, segundo o Gartner, usarão uma combinação de Web3, computação espacial e gêmeos digitais em projetos baseados em metaverso com o objetivo de aumentar a receita.

O metaverso é uma inovação que combina vários temas e tendências de tecnologia. Individualmente, essa tendência fornece novas oportunidades e desafios para as empresas em um amplo espectro de setores e casos de uso. As organizações estão explorando e desenvolvendo maneiras de fornecer melhor engajamento, colaboração e conexão com seus colaboradores por meio de espaços de trabalho virtuais e do uso de experiências digitais internas chamadas transversos.

JPMorgan Chase, icônico banco de investimentos, aposta que o metaverso é uma oportunidade de US$ 1 trilhão por ano ao se tornar o primeiro banco a abrir no Decentraland, uma das plataformas de metaverso mais populares do mundo. Enquanto a Siemens fez parceria com a NVIDIA para criar um metaverso industrial no qual os clientes poderão usar o ambiente imersivo para colaborar na criação de soluções inovadoras de engenharia e na resolução de problemas do mundo real envolvendo gêmeos digitais, IoT (Internet das Coisas) e análises em tempo real.

Exemplos de Estratégias de Negócios Suportadas:

• Proteger e Expandir sua Marca.

• Atrair e Reter Talentos.

• Aumentar a Receita;

O metaverso não é um conceito novo, embora especialistas apontem uma plenitude da experiência disponível e acessível dentro dos próximos 7 a 12 anos. Porém, já temos muitas experiências e plataformas isoladas que estão funcionando e provendo muita inovação, de jogos a ambientes privados e personalizados. O ponto é, monitorar, experimentar e aprender muito sobre este novo “uni”verso para estar preparado para agir e aderir no momento mais adequado para a realidade de cada negócio.

Suportando todas estas tendências tecnológicas estratégicas de otimização de negócios, de produção e/ou comercialização de larga escala e de pioneirismo, o Gartner posiciona o que classifica como Tecnologias Sustentáveis, devido as valorizações e pressões de ESG, comportamentos e ideologias de mercados e indivíduos e também pela necessidade de eficiência e produtividade compatível com estes valores e ideais.

10 – Tecnologias Sustentáveis

O Gartner preconiza que até 2025, 50% dos CIOs terão métricas de desempenho de TI vinculadas à sustentabilidade da organização.

A tecnologia sustentável é um quadro de soluções que aumenta a eficiência energética e material dos serviços de TI, possibilitando a sustentabilidade empresarial por meio de tecnologias como rastreabilidade, análise, energia renovável dentre outras que ajuda os clientes a se tornarem mais sustentáveis por meio de aplicativos, software, mercados e muito mais. Os investimentos em tecnologia sustentável também têm o potencial de criar maior resiliência operacional e desempenho financeiro, enquanto proporcionam novos caminhos de crescimento.

Soluções inteligentes impulsionam a eficiência e protegem os recursos.

Mitsui O.S.K. Lines usa modelos alimentados por IA para melhorar a eficiência do transporte marítimo na indústria marítima.

Serviços públicos, como a Dubai Electricity & Water Authority, usam IoT e gêmeos digitais para criar soluções inteligentes de gerenciamento de edifícios que usam 50% menos água.

As iniciativas de economia circular reduzem o desperdício.

Apple usa robôs para reciclagem.

IKEA divulga publicamente um guia circular de design de produto para ajudar outras pessoas a promover a circularidade.

Os produtos habilitados para tecnologia suportam as metas de sustentabilidade dos clientes.

Produtos de serviços financeiros habilitados para tecnologia do BBVA incluem rastreamento de carbono e ferramentas de finanças verdes.

Timberland usa software de engajamento de colaboradores com foco ambiental, social e de governança (ESG) para incentivá-los a participar de iniciativas de sustentabilidade pessoal, social e social.

Exemplos de Estratégias de Negócios Suportadas:

• Proteger e Expandir sua Marca.

• Atrair e Reter Talentos.

• Aumentar a Receita;

AGENDA PRÁTICA PARA A ACELERAÇÃO DIGITAL

Para orientar como essas tendências podem gerar valor para você e para seu negócio, comece pelos objetivos estratégicos de sua empresa. Por exemplo, a pesquisa do Gartner mostra que 94% dos CEOs desejam manter ou acelerar a transformação digital impulsionada pela pandemia. Observe que estas diferentes tecnologias não precisam ser implementadas todas de uma vez. Considere então, quais tecnologias serão mais relevantes para seus objetivos do curto ao longo prazo. Esta visão formará o início de seu processo estratégico de mapeamento de tecnologia. Confira o quadro abaixo como um Road Map sequenciado para a aceleração da Transformação Digital do seu negócio.

O Gartner apresenta esta tabela como um grande mapa de priorização diante do tempo para posicionar os investimentos nestas Tendências Tecnológicas Estratégicas de acodo com o objetivo de negócio de cada empresa.

Diz aí! Parece simples, mas deu para perceber que são 10 tendências tecnológicas de profundidade que precisam ser compreendidas, ponderadas e consideradas para a manutenção da estratégia de empresas de qualquer segmento, porte e cultura, não?. Cabendo aos gestores de cada organização conceber a sua rota de ação dentro de sua agenda de prioridades.

Escrito por Alexandre Conte.

Artigo publicado originalmente em minha Newsletter do Linkedin. Clique no botão ao lado para assinar e acompanhar outras publicações como esta que saem primeiro por lá, no Lilnkedin e depois são publicadas aqui no blog.

Publicidade