10 anos da Missão Red Bull Stratos
Hoje, dia 14 de outubro, completam 10 anos da ação de marketing mais estratosférica da história, ao menos até 2012. Afinal, em 2018, Elon Musk enviou um Tesla para a órbita de Marte. É verdade!
Porém, o mais interessante aqui é a união de um grande e extraordinário feito com a cultura, personalidade e expressão de marca que a Red Bull conseguiu realizar. Uma ação de marketing que elevou a marca Red Bull a um novo patamar de posicionamento e expressão de marca.

Indo muito além do seu famoso slogan: “Red Bull te dá asas”, a empresa produtora de energéticos que possui equipe de Fórmula 1 e uma competição própria de aviões – Sim, a Red Bull Air Race. Se você não conhece, recomendo pesquisar e assistir. É fantástico! – levou um astronauta para a estratosfera do planeta para realizar o salto mais alto da história da humanidade. Esta verdadeira missão espacial que foi batizada de Red Bull Stratos se tornou um feito histórico e ultraradical. E uma ação como esta é capaz de realizar um posicionamento de marca globalmente de uma maneira sem igual. Pois será lembrada por décadas e gerações. Não a toa, aqui estamos, eu e você, escrevendo, lendo e assistindo mais uma vez sobre esta proeza inigualável.
O que mais me encanta na profissão de gestor de marketing é que o céu, literalmente, não é o limite. Além do fato de que podemos transformar orçamentos, ideias e marcas em emoções, experiências e paixões. Não é mágico? Porém, isto requer estudo, estratégia, disposição, muito trabalho duro e uma dose particular de AUDÁCIA. Do contrário, o medo é capaz de lhe paralisar e impedir de realizar grandes passos ou saltos incríveis como este.
O que poucos sabem a respeito da missão Stratos, assim como sobre a maioria dos cases de sucesso, é que ela naquela mesma semana, duas tentativas anteriores foram frustradamente abortadas por condições climáticas. Ou seja, mesmo que você pense em tudo, se prepare para todos os imprevistos e tenha consigo todas as contingências e redundâncias possíveis. Algo que foge ao controle, como o clima neste caso, sempre podem causar falhas, erros e postergações. Portanto, uma boa dose de resiliência e muita persistência são mais do que necessárias. São fundamentais para que se consiga realizar grandes ações de marketing.
Felix Baumgartner, elevou-se com a ajuda de um balão atmosférico, cuja altura era aproximadamente o equivalente a um prédio de 50 andares, até a altitude aproximada de 39.000 metros, a uma temperatura de -70,9ºC, para realizar um salto em queda livre que durou longos e incríveis 4 minutos e 19 segundos, até a abertura de seu paraquedas. Na descida, o astronauta atingiu a velocidade supersônica de 1.342,8 KM/h. E ao total, levou mais de 9 minutos para tocar o solo após o salto estratosférico.
Antes de saltar, enquanto se posicionava na beirada de sua cápsula, Felix comentou pelo rádio com a equipe em terra: “quando se está no topo do mundo, você não pensa mais em recordes, tudo o que você pensa é que você quer voltar vivo.”
E é esta mistura de medo, vontade, incerteza e determinação que faz com que aquele frio na barriga seja tão maravilhoso e nos desperte a audácia de seguir em frente, mesmo com medo.
Quais sãos seus desafios? Quais são seus projetos? Quais são suas audácias que lhe levarão você e sua empresa ao topo do mundo?
Não está criativo, hoje? Sem disposição? Sem coragem? Então já sabe o que beber, não sabe? Impossível não acreditar nisso depois desta missão Stratos, não é mesmo?
RED BULL TE DÁ ASAS!
10 anos depois, os resultados continuam incríveis:
Além de bater 3 recordes, primeiro ser humano a quebrar a barreira do som em queda livre, o maior salto (38.969,4 metros) e a maior velocidade em queda livre (1.357,6 km/h), a missão foi transmitida ao vivo para 77 emissoras de TV em todo o planeta e também pelo canal da Red Bull no Youtube. Nas semanas posteriores ao evento, o vídeo com o salto bateu 100 milhões de visualizações. Dez anos depois, a íntegra da empreitada chega a 1 bilhão de reproduções.
AS VEZES VOCÊ TEM QUE IR MUITO ALTO PARA ENTENDER O QUÃO PEQUENO VOCÊ É.” – Feliz Baumgartner
Escrito por Alexandre Conte.