Louis Vuitton, Futebol e Cultura POP

A relação não é nova, assim como seus anúncios envolvendo grandes estrelas do gramado em tempos de copa, também não são exclusividade do ano de 2022. Porém, há alguns dias este trio voltou ao “topo das paradas” da Internet com um novo anúncio da nova campanha da Louis Vuitton, contendo ninguém menos do que as 2 grandes estrelas da Copa deste ano, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, divulgada na véspera do início do mundial. O “Hype” foi tão grande que seu novo anúncio alcançou rapidamente a marca de 50 milhões de Likes combinados nas contas oficiais relacionadas no Instagram; @LouisVuitton, @LeoMessi, @Cristiano e @AnnieLeibovitz, fotógrafa responsável pelo click de milhões, literalmente.

Levei uma semana para escrever algo a respeito, pois meu papel aqui não é noticiar o fato ou mesmo soltar o “furo” de notícia. Para isso, existem muitos veículos especializados com esta competência e proposição. Fiz o exercício de não me manifestar abertamente sobre a peça, pois imaginei que esta obra de arte não funcionaria em uma cultura esportiva e popular apenas como um simples anúncio. E quem espera, não apenas vê, como assiste de camarote.

Esta é a peça publicitária mais comentada, aclamada e replicada da Internet ao longo desta última semana. Foto de Annie Leibovitz.

Victory is a state of mind

Sem dúvida, a composição do anúncio por si só, já é uma verdadeira obra de arte. Tanto pelo Dadaísmo de recontextualizar os dois maiores craques do futebol da atualidade em um jogo compenetrado de xadrez, ao invés do dinâmico e explosivo futebol, quanto pela estética muito bem aplicada e a presença das clássicas texturas e patterns tão características da marca presentes nas malas que servem de mesa para a partida de xadrez entre dos maiores gênios do futebol atual e que ilustra uma grande rivalidade que vai além dos campos e jogos da Copa do Mundo.

Como comentei no início, esta não é a primeira vez que a Louis Vuitton, ícone das passarelas envolve-se com o futebol e utiliza ícones da categoria como seus garotos propaganda, assim como para outros esportes. A marca possui um histórico de fabricação dos estojos dos principais troféus para diferentes modalidades esportivas, tais como Fórmula 1, Tênis, Basquete e Rúgbi. Com parceria firmada com a FIFA desde 2010, foi a responsável pelo projeto e confecção do estojo de viagem para a taça da Copa do Mundo da África do Sul em 2010. Prática replicada de lá para cá e acordo vigente até então para transportar o troféu durante as cerimônias e competições. O que também acontece na edição do Qatar da Copa do Mundo 2022.

Estojo Louis Vuitton exibido pelo presidente da Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

Mas já em 2010, a marca produziu uma peça publicitária muito similar, com grandes nomes atemporais do futebol. Nela, podemos ver Pelé, Maradona e Zidane no Café Maravillas, em Madri, fotografados também por Annie Leibovitz, ao redor de uma mesa de pebolim, conversando descontraidamente e disputando uma partida na mesa, com suas malas ao lado.

Vale conferir ainda o vídeo da campanha de 2010.

Mas obviamente que algo tão impactante, emblemático e marcante como um anúncio deste, não passaria ileso pela Internet, ainda mais em tempos de Copa do Mundo, não é mesmo?

Além de muitos memes pelo mundo todo, aqui no Brasil, algumas marcas aproveitaram o Hype do momento para pegar carona nas redes com suas variações e referências ao que já se consagrou como mais novo elemento da cultura POP. Confira abaixo alguns exemplos das peças produzidas e veiculadas na rede pela Ambev e pelo Rabbi’s.

A Ambev criou sua variante com sósias de Pelé e Ronaldinho Gaúcho, bebendo Guaraná Antártica e Budweiser em uma reprodução ambientada em um bar com engradados de cerveja, com garrafas de Skol (outra marca da empresa).

Já o Habbi’s ilustrou seu anúncio com o jogador do Flamengo, Rodinei De Almeida de ambos os lados do tabuleiro, jogando contra si mesmo. Porém, aqui a rivalidade está nas mãos do Rodinei. De um lado a tradicional Bib’sfiha de Carde e de outro a Bib’sfiha de Queijo, em um Duelo levado para embate de seus produtos de maior preferência.

Com esta primeira observação do que girou ao redor desta campanha fantástica da Louis Vuitton, cheguei à consideração de que a marca está mais presente no universo da Cultura POP, do que costumamos pensar. E obviamente, o Futebol sendo uma paixão nacional, é um elemento importante desta cultura por aqui e por boa parte do mundo também.

E quando fortes marcas, celebridades e ícones do esporte se unem em campanhas como estas, certamente, são capazes de impactar tão fortemente o mercado a ponto de reforçar suas posições na cultura POP, assim como figurar a Cultura apropria-se de novos elementos e índices para novos referenciais e contextos.

Este é o maravilhoso mundo do marketing, da comunicação, da moda, do esporte que também o conhecemos como história. E como todo boa história, sempre tem seus bastidores.

Então, que tal conferir o “Making Off” desta produção?

Escrito por Alexandre Conte.

Publicidade