Como atrair a atenção dos consumidores e aumentar o tráfego em sua loja física?

trafego na loja

Atrair mais pessoas para a sua loja, como convertê-los em clientes e ainda fazer com que retornem e retornem em breve para o seu estabelecimento, é sem dúvida uma preocupação constante e latente de todo gestor varejista. Mas é válido lembrar que cada caso é um caso. Cada segmento possui suas características peculiares, cada marca possui um posicionamento próprio e cada ambiente permite dinâmicas distintas.

O que quero dizer, é que ter uma loja entupida de pessoas pode ser bom, mas também pode ser ruim. Tudo vai depender de como o seu perfil de consumidor costuma ou prefere relacionar-se com a marca no Ponto de Venda (PDV). Se seu consumidor está buscando uma boa promoção, uma loja cheia de gente é sinal de que há ótimas ofertas e certamente quanto mais gente presente, maior será a sensação de que se não participar da dinâmica estará perdendo algo. E assim aquela “muvuca” contribuir para um aumento de vendas. Já em outros casos, onde a tomada de decisão é mais complexa, onde a consultoria de um vendedor pode ser muito relevante ou requer maior privacidade. Seu cliente vai se sentir mais à vontade e propenso a realizar todo o processo de compra se dispuser de espaço para circular livremente na loja entre as diversas opções de produtos, se ele puder contar com um bom vendedor inteiramente à sua disposição e não sofrer pressões de tempo para deliberar suas escolhas com conforto e tranquilidade. Neste segundo caso, é possível substituir uma grande escala de vendas por vendas mais dirigidas de maior ticket médio.

fluxo de consumidores

Portanto, lembre-se. Antes de configurar seu espaço e estabelecer diretrizes para a sua comunicação e seu atendimento. Olhe com olhos críticos para o seu mix de produtos e principalmente observe e considere o comportamento de seus clientes. Pergunte a eles se for preciso.

Feita esta revisão, disponibilizo aqui algumas pequenas, mas significativas dicas para o seu negócio.

1 – Oficialize sua existência e promova uma grande inauguração da sua loja.

Sua clientela é formada muito antes da abertura de sua primeira loja. Comece a se relacionar com potenciar futuros clientes, monte uma lista de convidados e planeja uma inauguração adequada com o seu negócio. Convide as pessoas chaves, principalmente aquelas nas quais você identifica características de formadores de opinião. Apresente-se pela a vizinhança e convide-os para conhecer a sua loja neste dia. Organize um coquetel (proporcional e condizente ao seu segmento de atuação, perfil de clientes, e etc) e esteja preparado para receber a todos com muita atenção, aproveite esta primeira visita para constar um pouco sobre o seu negócio, sobre o que pretende realizar e oferecer. Esteja preparado atender de forma impecável e para informar tudo o que seus convidados estiverem curiosos para saber. E claro, prepare-se também para vender. Não deixei de perder esta oportunidade. Mas também não limite-se a esta prática. O objetivo maior deste evento é tornar seu estabelecimento conhecido e iniciar novos relacionamentos

inauguração loja

  1. Tenha uma agenda rica e mantenha-se presente na vida de seus clientes.

O mercado por si só já lhe oferece uma agenda com grandes datas favoráveis à promoções e ações especiais. Mas não limite-se às ações e campanhas de Natal e Dia das Mães. Além das datas tradicionais, analise seus portfólio de produtos e o perfil de seus clientes e configure uma agenda própria, par oferecer brindes e períodos especiais de promoções. Realizar eventos de relacionamento ou mesmo a pratica de ações dirigidas (one-to-one) para os seus principais clientes é sempre um diferencial de resultado.

Deixe sua criatividade lhe surpreender. Promova produtos mais aderentes à datas comemorativas, chame seus clientes para conhecer a nova linha ou coleção que chegou, crie pequenos e periódicos eventos em sua loja e convide aqueles clientes que a muito não aparecem. Ou ainda faça um contato direto e realize uma abordagem exclusiva e direcionada para atrair sua curiosidade e atenção para uma nova visita. Seja participativo na associação comercial do seu bairro ou cidade e estimule ações conjuntas que contribuam para criar novas atmosferas de consumo. Procure criar eventos de relacionamento periódicos, mas bem diferentes e com atrações especiais. Assim você evita cair na rotina e sempre oferece um chamariz a mais para seus convidados. Por exemplo, convide um profissional da área, uma celebridade, um atleta, um palestrante ou escritor, enfim alguém de área ou atividade correlata ao seu segmento de atuação e/ou grande relevância para seu perfil de clientes.

 

  1. Apareça na mídia.

Não tem jeito. A comunicação é peça importantíssima para conversar com seu público e principalmente para se apresentar para novos clientes. Desde pequenos e-mails e telefonemas dirigidos para seus clientes até grandes anúncios de TV e outdoor. Vale tudo que estiver ao seu alcance. Se os mais antigos diziam que “A propaganda é a alma do negócio”. Eu lhes digo, que a comunicação é via de acesso entre o purgatório e o paraíso.

Mas vá com calma e seja cauteloso. Não estore o seu orçamento. Mas, por favor também não seja um “mão de vaca”, a ponto de recusar-se a desenvolver seu negócio. Se você tiver dúvidas ou ainda não possuir uma expertise na área, contrate uma agência ou mesmo um consultor de marketing para lhe orientar em como planejar suas campanhas e lhe assessorar na escolha das mídias mais adequadas e nos orçamentos mais congruentes com o seu negócio e sua capacidade de investimento. Uma ótima opção e muito lucrativa, principalmente para os pequenos e médios empreendedores, é fazer uso da assessoria de imprensa. Esta é uma ferramenta de comunicação onde o lojista paga um fee mensal para que uma equipe de jornalista produza conteúdos exclusivos e realize um trabalho de “colocação” da marca , seus produtos, eventos, novidades entre muitas outras coisas no formato de matérias, notícias, notas, coberturas e entrevistas em diversos meios de comunicação sem nenhum custo adicional. Esta publicidade é a tão chamada e desejada mídia espontânea (ou induzida). Assim é possível controlar no orçamento um valor mensal fixo e colher frutos do trabalho de uma boa assessoria de imprensa, capaz de gerar uma exposição muito, mas muito maior do que seria viável contratar em espaços de anúncios e comerciais.

  1. Prova conteúdo

Esta já é uma prática muito comum na Internet. Mas também é muito válida e rentável para lojas físicas. Evidente que vale para o seu site ou blog. Mas como a intensão aqui é gerar tráfego para o seu PDV. Prova conteúdo na forma presencial. Vale convidar conhecidos e autoridades no assunto ou mesmo contratar especialistas para transferir conhecimento que sua clientela tenha curiosidade e disposição em consumir. Pode ser por meio de palestras, painéis de debates ou até mesmo de workshops onde seus clientes irão aprender a fazer algo mais específico. Transforme sua loja em palco para momentos do saber. Assim você oferece mais do que produtos, você oferece experiências e sensações, oferece conteúdo e se torna uma referência no seu ramo de atuação. Além do que estas são sempre ótimas oportunidades para gerar mídia espontânea e também para seus clientes levarem ou indicarem o evento para algum conhecido. Assim você estimula o tão desejado boca-a-boca. Porque as pessoas vão comentar que participaram de determinada atividade e sua loja irá figurar como contexto para estes bate-papos.

 

  1. Atendimento

Se há um fator a destacar entre os vários elementos presentes na loja física em comparação às lojas virtuais, é a humanização do atendimento. Não há conversa por chat ou atendimento telefônico que supere a qualidade e profundidade de uma interação direta e pessoal de olho no olho. Portanto treine sua equipe para ser sensacional, para prover atender com excelência e transformar a experiência de seus clientes em sua loja algo fenomenal. Ter uma equipe que domine as características dos produtos, possua simpatia, saiba ouvir e seja capaz de contribuir para que o cliente realize uma compra adequada e dimensionada à seus desejos e necessidades é boa parte de qualquer estabelecimento comercial. É através das pessoas, dos vendedores, dos garçons do gerente da recepcionista dentro muitos outros profissionais que a sua marca será percebida e personificada na mente do consumidor. E quanto mais boas experiências seu negócio for capaz de gerar, maior será sua reputação como empresa capaz de satisfazer e encantar. Tenha a certeza de que o cliente satisfeito e feliz irá retornar e trazer consigo muitos novos clientes.

evento na loja

Por Alexandre Conte

Anúncios