Cerque-se de pessoas que acreditam em você e vibram com suas conquistas

No último domingo, dia 12, presenciamos uma daquelas disputas esportivas de tirar o fôlego. Vimos o campeonato de Fórmula 1, o mais alto nível competitivo do automobilismo profissional do mundo que foi decidido na última volta da última corrida em um duelo sem igual nos últimos anos da categoria.

Eu poderia passar o artigo todo mergulhando nas minúcias deste esporte que sou apaixonado. Mas o que me fez trazer, especificamente, esta disputa da última semana como ilustração deste artigo, não foi exatamente o que aconteceu dentro da pista. Mas sim, um vídeo que viralizou rapidamente pela Internet nos dias seguintes ao Grande Prêmio de Abu Dhabi. No vídeo abaixo, podemos ver em tela dividida o time da Red Bull vibrando vigorosamente com a ultrapassagem de Max Verstapen sobre o seu arquirrival Leweis Hamilton. Uma imagem tão impressionante e carregada de tanta emoção quanto a imagem da ultrapassagem realizada na pista.

E é justamente sobre este ponto que me atrevo a provocar uma importante reflexão; a de quem temos por perto acreditando, torcendo, incentivando e vibrando por nós?

Como um NERD assumido, acredito muito no poder do estudo, do treino, da capacitação e da prática deliberada como forma de constante aperfeiçoamento de técnicas, habilidades e visões. Acredito que o sucesso e a alta performance não surge da noite para o dia e nem possui ligações místicas com aquela magia que chamam de sorte. Performance é algo que se constrói com muito suor, fracassos, ajustes e noites em claro. Porém, ao assistir esta cena e revê-la inúmeras vezes ao longo dos últimos dias, me peguei pensando que por mais pessoal que possa ser os desafios de aperfeiçoamento e as disputas pessoais e profissionais, a jornada nunca é solitária. Isto pelo fato de que impactamos e somos impactados pelas pessoas a nossa volta.

E cheguei à conclusão de que independente de quem sejam ou da intensidade com que estejam ao nosso lado. Sejam familiares, sejam amigos, sejam nossos líderes ou nossos comandados. Seja o companheiro que entra em campo para jogar junto, seja a companheira que aguarda em casa após uma noite longa de estudos ou de treinos.

Percebi que este apoio é fundamental para que a jornada se sustente ao longo do período para que um dia seja possível e viável alcançar o sucesso. Deixo aqui a provocação para um estudo mais apurado que possa mensurar estatisticamente a correlação entre o apoio e torcida recebido e o nível de resultados gerados em diferentes carreiras e posições.

Mas por hora me restrinjo a salientar a importância que uma torcida, um tapinha nas costas em reconhecimento e principalmente, ter ao lado durante todas as etapas da jornada quem acredite e nos incentive a cada passo pode ser a diferença entre quem desiste no meio do caminho e quem continua seguindo em frente, apesar das dificuldades e adversidades. Revisitando algumas experiências próprias e referências observadas, imagino que talvez, este suporte que acredito ser essencial para a construção da alta performance e o sucesso, possa muitas vezes ser silencioso e discreto.

Agora, quando os dias de glória chegam e as vitórias começam a aparecer e as conquistas são emplacadas, acredito que seja difícil que a emoção não torne a torcida explosiva. E quando observamos grandes conquistas, feitos épicos, momentos marcantes de vitórias de celebridades, atletas famosos, amigos e conhecidos próximos ou mesmo em nossa própria história, vamos perceber que ao mesmo instante que o sucesso chega, geralmente vem acompanhado da uma grande vibração de um grande torcedor. Seja ele um gestor, um líder, seja um treinador, um melhor amigo, conjugue ou familiar. Alguém sempre está no segundo plano vibrando por nossas conquistas.

Será que o vitorioso continuaria trilhando o árduo caminho até o sucesso se não tivesse este grande torcedor suportando seu crescimento no dia a dia?

Este foi outro vídeo marcante que me chamou a atenção. E o olhar do cinegrafista que teve a sensibilidade de focar na vibração contagiante do treinador que acompanhou cada movimento do atleta que logo no início do vídeo é tirado do enquadramento para dar espaço para toda a energia, emoção e realização emanada por seu treinador com a precisão de seus movimentos que nem precisam estar em cena para acreditarmos na performance e no resultado entregue.

“Traga para sua vida gente que jogue combustível em seus sonhos!”

No trabalho, monte um time com os melhores profissionais e certifique-se de oferecer um propósito forte e emblemático que seja capaz de inspirar, motivar e construir uma ligação tão forte entre os indivíduos a ponto que trabalhem como uma unidade sólida. Mas para isso acontecer, é preciso que todos estejam dispostos a se doar, a torcer e a incentivar a todos os demais.

Na vida pessoal, cerque-se de pessoas que tenham brilho no olhar e estejam dispostas a somar com o seu sucesso. Selecione as amizades, valorize a família e escolha seu parceiro(a) que seja um(a) verdadeiro(a) cumplici de sua caminhada, seus esforços e de suas vitórias, conquistas e realizações.

Dentre os eventos recentes, no dia 29 de novembro de 2021, Lionel Messi chegou mais uma vez a um destes momentos de ápice e foi contemplado com o prêmio Bola de Ouro do ano. E na cerimônia de premiação, os fotógrafos pediram para que sua esposa Antonella se afastasse por um instante para que pudessem fotografar o astro sozinho. Diante da solicitação, Messi se recusou e chamou de volta sua esposa de volta para seu lado, pois a considera como sua parceira e cumplice mais importante de suas conquistas. Deixando claro que reconhece em Antonella a vigorosa energia que o sustenta ao longo de todo o percurso de sua carreira. E a foto final foi estampada nos tablóides do mundo todo com sua esposa e filhos ao lado do craque.

Bola de Ouro 2021: Messi, Antonella e seus filhos.

Diante de tudo isso, destaco alguns pontos de alerta para sua reflexão:

  • 1º Quem está torcendo e vibrando com suas vitórias por você hoje?
  • 2º Cerque-se de pessoas que acreditem em você e estejam dispostas a somar com seus sonhos.
  • 3º Livre-se e/ou mitigue a relação com as pessoas que tentam podar seus sonhos.
  • 4º Não esqueça dos estudos, dos treinos, do suor e da prática deliberada. Afinal, os seus resultados não irão se materializar sozinhos.
  • 5ª Seja grato e recíproco. Valorize seus maiores apoiadores e aprenda a vibrar com as conquistas dos seus companheiros de jornada.

Escrito por Alexandre Conte.