O Poder da Suspensão da Descrença na vida profissional

🌟 25/05 – Dia do Orgulho Nerd: O Poder da Suspensão da Descrença na vida profissional🌟

Neste Dia do Orgulho Nerd, convido você a mergulhar em um conceito fundamental que nos transporta para universos lúdicos e fantásticos.

Se você é meu aluno, já assistiu alguma de minhas palestras ou mesmo se aventurou a conversar sobre criatividade e inovação comigo, certamente já me ouviu falando sobre a Suspensão da Descrença!

Este é um conceito originalmente apresentado pelo filósofo Samuel Taylor Coleridge que o introduziu em 1817 e deu origem a um experimento que explorou os efeitos do interesse humano sobre uma aparência de verdade em contos fantásticos. E de lá para cá vem sendo utilizado e reforçado para despertar o interesse do público para licenças poéticas e práticas de fantasia em obras que trabalham o lúdico e o fantástico na concepção de seus universos.

Particularmente acredito e propago muito a ideia de que quanto mais praticamos este conceito, de nos permitir acreditar em universos fantasiosos, mais habilidoso e experiente o nosso cérebro se torna para criar novas conexões para resolução de problemas.

Na prática, é uma forma divertida de usar o entretenimento dos livros, filmes, seriados e games para nos tornamos mais criativos e habilidosos em pensar fora da tão famigerada caixa.

Para os nerds de plantão, a capacidade de suspender nossa descrença nos permite imergir em mundos imaginários, abraçando histórias incríveis e personagens cativantes. É a chave para nos conectarmos com a magia da ficção, mergulhar em aventuras épicas e principalmente treinarmos o desprendimento das regras e das crenças limitantes que muitas vezes nos bloqueiam a pensar e a agir fora do senso comum! 🚀🔮

Quando nos promos a inovar, e esta tem sido uma grande pressão no mundo corporativo atual, é preciso ser criativo. Mas criatividade não é uma luz ou uma entidade que baixa magicamente e nos ilumina com ideias geniais. Ela é uma habilidade que precisa ser treinada. além de ser somada a um repertório vasto de conhecimentos e experiências.

Se torna mais fácil pensar fora da caixa e se livrar do senso comum quando estamos habituados a vivenciar experiências lúdicas.

Vivenciar experiências lúdicas em diferentes universos fantásticos é uma forma inteligente e divertida de treinar a criatividade para o mundo real.

Alexandre Conte

Dos mundos de Star Wars aos confins da Terra Média, dos feitiços de Harry Potter aos superpoderes dos heróis da Marvel, cada história nos convida a acreditar em possibilidades além dos limites do nosso mundo. Que tal nos permitir?

Escrito por Alexandre Conte

Publicidade