08 de maio – Dia do Profissional de Marketing

08 de maio Dia do Profissional de Marketing

Mas afinal, por que de um dia dedicado aos profissionais de marketing?

Se você ouviu na rádio ou acompanhou alguns posts nas redes sociais durante o dia de hoje, com certeza deve ter descoberto que hoje é dia do profissional de marketing. Isso porque, acredito que até então você nem mesmo imaginava que esta homenagem existia, não é mesmo?

Talvez você tenha se perguntado durante o trânsito ou enquanto aguardava o elevador chegar no seu andar; “Porque será que precisamos de um dia dedicado ao profissional de marketing?”

Onde está o trabalho deste profissional afinal? Nos anúncios das revistas e jornais? Nas sacadas geniais daqueles comerciais hilários e inesquecíveis? Será que está também na embalagem inovadora daquele velho produto, ou naquela imagem super produzida  que nada se parece com o produto da caixa? Será que está também por trás das linhas telefônicas dos serviços de call center? Ou será que fica só atrás daquele desenho bonitinho, tal de logotipo?

A resposta meu amigo. É muito mais profunda do que isso.
Marketing é muito mais do que mera comunicação. É muito mais do que conversão de ações em vendas. Marketing não é enganação ou maquiagem de resultados. Marketing é desenvolver mercados. Marketing é também produto, é processo, é tecnologia. Marketing é design, é distribuição e é também informação.

Porém, o mais importante que tudo isso. Marketing é uma ciência dedicada à pessoas.

É verdade! Marketing tem o objetivo de vender. Tem a missão de atender necessidades e é capaz até de ter a audácia de despertar desejos. Sua visão é a de satisfazer o cliente, sempre. O Marketing tem a “mania” de alterar produtos e adora pensar em usabilidade, praticidade, é verdade. Mas qual é a verdadeira essência do Marketing?

A verdadeira essência do Marketing está na magnitude de realizar coisas grandes de modo simples com um único propósito; Fazer pessoas felizes. Sejam clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, consumidores casuais, ou meros prospectes de mercado.

O Marketing de verdade é aquele que tem o poder de surpreender a todos. Encantar pessoas e transformar pequenas coisas em grandes experiências. O verdadeiro espírito do marketing  atual, não está mais em marcas ou produtos. Está nas pessoas. Está em fazer com que cada pessoa se sinta única e vivencie experiências extraordinárias. E o dia do profissional de marketing é um dia para celebrar este espírito. Para nos fazer pensar o quanto este espírito é necessário. Caso contrário ainda estaríamos falando sobre propaganda enganosa, produtos ineficientes ou back orders descompromissados.

Os profissionais e empresas que fazem diariamente o marketing de hoje, são aqueles antenados em tendências, são os que estudam culturas e observam comportamentos. São aqueles que incansavelmente se perguntam; “O que é possível melhorar neste produto ou serviço?” São aqueles que combinam técnicas, tecnologias, informações,  ferramentas e dados para enxergar além dos objetivos de vendas, construindo sua própria missão em uma paixão por sorrisos. Pois no fundo. Este é o propósito da vida. Sermos felizes. E poder fazer alguém sorrir, como diz o slogan do cartão de crédito, “Não tem preço!

Abaixo, segue um vídeo sobre a belíssima ação de marketing realizada pela agência Ogilvy, que ilustra bem este conceito de que marketing está além do Database Marketing, Direct Marketing, PDV, Marketing Mix, 4Ps, 4Cs e etc, etc e etc.

Marketing é felicidade e ponto! 

Assistam o vídeo e desperte o pedacinho de marketing que existe dentro de você e procure utilizá-lo à partir de amanhã como uma ferramenta para seduzir sua esposa, encantar seus funcionários, alegrar seus filhos e conquistar o sorriso de todos no final do dia. Mesmo daquele chefe sisudo

Por Alexandre Conte

Anúncios