Novo canal on-line de reclamações para os consumidores

Novo canal de atendimento on-line do PROCON - www.consumidor.gov.br

Novo canal de atendimento on-line do PROCON – www.consumidor.gov.br

Inaugurado na semana passada, dia 27 de junho para todos os estados participantes e em operação no Paraná desde o dia 30 de maio, o portal consumidor.gov.br é o mais novo canal de atendimento on-line do PROCON para prover maior acessibilidade e conveniência ao cidadão Brasileiro. Atualmente o serviço está disponível e pode ser utilizado pelos consumidores dos seguintes estados; Acre, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, mais o Distrito Federal.  Até 1º de setembro de 2014 estará disponível para todo o país.

Esta é uma plataforma de atendimento construída pela Secretarial Nacional do Consumidor com a participação de alguns PROCONs e funciona como uma ferramenta alternativa na solução de conflitos de consumo. Funcionando por meio da Internet, permite uma comunicação direta entre consumidores e empresas com muito mais agilidade e permite ao estado coletar informações essenciais para o planejamento e deliberação de políticas públicas em defesa dos consumidores. Além de realizar este trabalho com grande transparência, o que incentiva e estimula a competitividade de mercado pela melhoria de qualidade e do atendimento.

O desenvolvimento desta plataforma pressupõe as seguintes premissas:

•             Transparência e controle social são imprescindíveis à efetividade dos direitos dos consumidores;

•             As informações apresentadas pelos cidadãos consumidores são estratégicas para gestão e execução de políticas públicas de defesa do consumidor; e

•             O acesso a informação potencializa o poder de escolha dos consumidores e contribui para o aprimoramento das relações de consumo.

Fonte: Portal consumidor.gov.br

Atualmente a plataforma já conta com mais de 100 empresas cadastradas. E este número não para de subir conforme novas empresas tomam consciência de que é uma ferramenta de grande valor para a sua marca, sua qualidade de operação e principalmente para SEUS clientes. Vale ressaltar que os maiores ofensores, cujos serviços são alvo dos maiores números de reclamações. Já estão presentes na plataforma as principais empresas dos setores de Telefonia, Bancos, Financeiras, Administradoras de Cartão de Crédito.

 Como funciona

Simplicidade e agilidade a serviço da satisfação

Simplicidade e agilidade a serviço da satisfação

 O consumidor acessa o site, identifica a empresa, manifesta sua insatisfação por meio do preenchimento de um formulário. A manifestação se torna pública e a empresa possui 10 dias para se manifestar e prover uma solução para a reclamação registrada. Após este retorno, o consumidor tem a oportunidade de realizar uma avaliação da empresa. Todo o processo é acompanhado pelo PROCON e está público o que permite que todos possam monitorar o andamento e decorrência das solicitações e reclamações. Não havendo um retorno da empresa citada ou ainda não havendo uma proposta de solução considerada satisfatória para o consumidor, este pode dar continuidade ao trâmite legal na reinvindicação da valência de sua cidadania e seus direitos.

 Clique aqui e assista a entrevista concedida pela coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano ao Jornal Paraná no Ar da RIC, sobre o novo canal de reclamação digital.

Anúncios