5 Dicas para você realizar uma excelente apresentação

apresentacao1

Para muitas pessoas, apenas a ideia de falar em público ou de estar na frente de muitas outras, já é algo assustador. E realizar uma excelente apresentação muitas vezes se torna um árduo desafio. Se você é uma dessas pessoas, saiba que não está sozinha no mundo. É da natureza humana este profundo receio de se expor. A maioria das pessoas possuem medo de errar e não suportam a ideia de fracassar. Ainda mais se for na frente dos outros. Isso porque temos a constante sensação de que estamos sendo julgados pelos demais. E de fato estamos, mas este é um tópico para outro artigo.

O que apresento abaixo são 6 simples, mas essenciais dicas para que você seja capaz de superar as dificuldades e enfrentar seus medos para tornar-se um profissional preparado e capaz de realizar grandes apresentações, independente da sua área de atuação. São elas;

apresentacao3

1 – Conteúdo
O primeiro passo para realizar uma excelente apresentação, é separar e preparar um ótimo conteúdo. O conteúdo é ao mesmo tempo que a base para sua apresentação, pois lhe dará o chão para trilhar sua narrativa, assim como é também a essência de seu discurso, isso porque o propósito do fato de pessoas se reunirem para ouvir o você tem para dizer significa que o conteúdo de sua apresentação tem um estimado valor para elas.
Portanto, em primeiro lugar tenha respeito pela sua plateia e valorize o tempo que será dedicado à sua apresentação, elaborando um conteúdo valioso, atraente e relevante.
Para isso, estudo, pesquise e traga elementos de suas experiências que possam ser úteis e importantes para quem lhe dá audiência. Evite os atalhos, busque as qualificações necessárias para se tornar uma verdadeira referência no assunto. Um excelente conteúdo é construído com muito esforço e dedicação. E é com uma boa e grande bagagem de conhecimento que este conteúdo se tornará atrativo e importante para os demais. Assim de quebra, você supera o polêmico tema das apresentações audiovisuais. Embora todo recurso seja bem vindo como ferramenta para auxiliá-lo no processo, estas não podem passar disso, de meras ferramentas. E se o conteúdo é seu e não do Power Point, você não cometerá gafes como ler os textos de todos os conteúdos ou de cancelar sua apresentação devido a um problema técnico no computador.

2 – Segurança
Este talvez seja a maior dificuldade de quem tem receios de enfrentar o chefe do escritório ou grandes auditórios lotados. E isso muitas vezes ocorre pelo fato do indivíduo não estar preparado o suficiente. Para vencer este medo e ter uma atitude segura durante qualquer tipo de apresentação, é preciso dominar o assunto do qual se propõe a falar. Quanto maior for o seu conhecimento e maior experiência neste campo possuir, maior será sua certeza de que é capaz de falar durante horas sobre isso ou aquilo. Portanto, sempre escolha temas e assuntos com os quais está bem familiarizado e possui domínio. Esta segurança de encarar seu publico de cabeça erguida virá naturalmente e será fortemente estabelecida sobre o seu grau de conhecimento e a qualidade do conteúdo preparado.

3 – Pense no seu público
Seguro de si e de posse de um excelente conteúdo, você já terá melhores chances de realizar um bom trabalho. Porém é preciso pensar nas pessoas que irão receber a mensagem de sua apresentação e em como elas poderão utilizar o conteúdo a elas transferido. Por isso é importante estudar o perfil e o cotidiano dessas pessoas. A plateia tende a ser mais receptiva com seu interlocutor se percebe que este se esforçou para entender um pouco de suas particularidades e que não está simplesmente repetindo um discurso pronto. Se você for capaz de personalizar o eu discurso especialmente para o seu público, muito provavelmente ele ira lhe ouvir com muito mais atenção e consideração. Então saber envolver a plateia em sua narrativa representa também saber mais sobre ela.

4 – Tradução e síntese
Lembre-se, ao apresentar um conteúdo específico, o seu papel como interlocutor é traduzir as suas muitas horas de leitura, de aprendizado e de vivência em poucas e simples palavras, de modo que todos possam compreender facilmente o que está dizendo. A fundamentação é sempre importante para lhe atribuir maior credibilidade, porém nem todos são acadêmicos catedráticos familiarizados com as citações e referências técnicas da literatura do seu campo de conhecimento. Portanto saiba traduzir em poucas palavras o que um determinado autor escreveu em 300 páginas de um livro ou cientistas publicaram em dezenas de artigos científicos ou ainda o que você levou anos, talvez décadas para aprender. Acredite por mais empolgante que seja decorrer sobre todos estes caminhos, sua plateia só está interessada no desfecho, no resultado final. Portanto, seja direto e objetivo. Mas construa um caminho lógico para que as pessoas possam construir o raciocínio e compreender os efeitos e impactos do resultado em suas vidas, em seu trabalho ou em seu cotidiano. Neste momento o seu poder de síntese será cumplice do seu sucesso. Quanto mais conseguir filtrar para passar uma mensagem mais leve e direta sem que lhe falte informações importantes, maior seja o grau de compreensão do seu público e sua satisfação e ter lhe dedicado o tempo combinado.

5 – Postura
E por último, porém não menos importante. Afinal, parte de sua credibilidade virá de sua imagem e suas atitudes. Ainda mais se for o seu primeiro contato com estas pessoas. É como diz o ditado popular; Só se tem uma chance de causar uma primeira impressão. Portanto independente do ambiente e do grau de proximidade que tenha com a plateia, procure seguir o protocolo adequado, seja em um palco de um grande seminário, em uma sala de reunião com colegas de trabalho ou em uma conversa face-to-face com seu cliente. Cada circunstância possui um código social que deve ser respeitado. E nunca será exagerado ser educado, polido e atencioso a todos. Embora possa ser preciso um jogo de cintura mais avançado para lidar com algumas pessoas que possam lhe ser inconvenientes, lembre-se de nunca se tornar um.

Escrito por: Alexandre Conte

Anúncios