Transformação Digital: Um novo começo

Certamente você já ouviu, e muito, falar em Transformação Digital. Mas está realmente por dentro do que se trata este movimento e o seu verdadeiro efeito de transformação na sociedade, nos mercados, nos modelos de negócios, nas profissões e inclusive em nossos hábitos pessoais. Este é um novo começo para uma nova era.

Este é o primeiro artigo de uma séria de publicações que vou compartilhar por aqui em abordagem deste tema tão provocante quanto empolgante. Vamos embarcar juntos nesta nova era da Transformação Digital?

 

Mas afinal, o que é esta tão aclamada Transformação Digital?

Trata-se de um movimento de mudança de cenário, onde TECNOLOGIA, INOVAÇÃO e COMUNICAÇÃO, desempenham um papel chave na transformação de estratégias, estruturas, processos e culturas de uma sociedade, empresa, mercados e até mesmo de relações.

Transformação esta que está revolucionando o nosso cotidiano com doses massivas de digitalização em tudo o que nos certa. O que por sua vez permite que nossas atividades e tarefas sejam convenientemente aperfeiçoadas com o auxílio da tecnologia. Fazendo com que nossa ida ao supermercado, nossa relação com instituições financeiras, os exames e diagnósticos médicos e muito mais sejam transformadas em tarefas mais cômodas, ágeis, práticas e eficientes.

No artigo “4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: A VEZ DA INDÚSTRIA 4.0” eu apresento um breve histórico sobre a evolução da humanidade ao longo da nossa jornada até chegarmos nesta quarta e significativa revolução, que vai muito além da capacidade produtiva das indústrias.
Em outros artigos pretendo aprofundar uma discussão mais detalhada sobre estes pilares fundamentais que constituem esta grande revolução.

TECNOLOGIA

A Tecnologia é o primeiro pilar para a Transformação Digital. Ela permite a que muita coisa seja realizada com maior praticidade, segurança e precisão. Desde a automação da linha de montagem de uma fábrica ao autoatendimento em uma loja. Isso faz com que gestores, colaboradores e consumidores possam empregar a tecnologia para a resolução de problemas, amenizar esforços e proporcionar maior conforto à todos.

INOVAÇÃO

Neste ambiente de constantes transformações, o que era certo ontem, se torna incerto hoje. O que se apresentava como a melhor solução pode se tornar obsoleto em pouco tempo. E para atuar de modo competitivo neste cenário é preciso estar preparado para o novo e para o desconhecido. E como já profetizava o ilustro Peter Drucker: “A melhor forma de prever o futuro, é criá-lo.”
Sendo assim, a Inovação se apresenta como uma peça chave para os profissionais e empresas que pretendem protagonizar o agora e o amanhã. Pois é a pratica de recriar e repensar como as coisas são realizadas que manterá negócios e carreiras valorizadas diante das transformações. Pois se as mudanças são constante. A inovação é a melhor forma de manter-se atualizado e desejado neste ambiente volátil e turbulento.

COMUNICAÇÃO

A comunicação é o que permite que a troca de informações possa acontecer e com ela a geração de um volume maior de conhecimento. E o conhecimento é a base para o desenvolvimento de novas tecnologias e de inovação que sirvam à estratégias de sucesso. É a comunicação que possibilita que unidades diferentes possam utilizar-se de conhecimentos gerados em outros locais para aprimorar novas tecnologias e processos ao invés de “reinventar a roda” diversas vezes.

PESSOAS

Agora o que é imprescindível para que a Transformação Digital possa de fato acontecer, são as pessoas. Tecnologia, Inovação e Comunicação são elementos fundamentais. Porém são as pessoas quem realizam feitos e também são elas que consomem novidades, além de serem as responsáveis por novas tendências e comportamentos que motivam todo o esforço desta revolução. Sem as pessoas, a tecnologia não passa de uma ferramenta sem utilidade. A inovação, uma mudança sem sentido. E a comunicação uma via sem respostas.

Escrito por: Alexandre Conte

Anúncios