O que um modelo de negócio inovador precisa ter?

Inovação é a melhor tradução para o mundo dos negócios do conceito imortalizado por Sun Tzu em A Arte da Guerra, que pregava;

“Somente o mais forte possui a coragem de atacar a si mesmo”. – Sun Tzu.

Mas na prática, o que isso quer dizer?
Esta filosófica provocação reflete que a verdadeira força não está em ser o mais forte e acomodar-se nesta zona de conforto. Sun Tzu nos provoca a pensar em mesmo no cenário onde sejamos os mais fortes, sejamos nós mesmos, e não nossos adversários, ou concorrentes, que devemos questionar o status quo. Ou seja; precisamos provocar uma mudança disruptiva que seja capaz de deixar o elemento que antes era nossa fortaleza, obsoleto.

Pois se uma empresa é a mais forte em seu setor de atuação. Se esta empresa é a líder do mercado. Então ela carrega com sigo um grande alvo. Pois como líder é o player a ser batido. E com isso, pode apostar que haverá um coletivo de concorrentes buscando formas de copiar e de superar a oferta de valor desta empresa que está a frente de todas as demais. Agora se esta mesma empresa se antecipa e reformula sua oferta de valor de tal modo que a sua oferta anterior se torna obsoleta. Toda a concorrência que está investindo tempo e recurso para competir com a oferta anterior, passa a estar não mais um passo à trás. Mas agora, sim, dois passos à trás.

Do contrário, é uma questão de tempo para que outra empresa seja capaz de igualar e até mesmo superar sua oferta de valor. Neutralizando a vantagem competitiva de diferenciação do negócio.

Porém, podemos extrapolar este conceito e não o deixar limitado apenas ao líder de mercado. Mas sim, atribuir força através da coragem e disposição que uma empresa apresenta ao dedicar atenção e esforços para inovar em seu setor e buscar ressignificar conceitos tradicionais e transformar o comum em novo.

Diante desta premissa, provoco sobre quais características não podem faltar na hora de tirar sua ideia inovadora do papel e levá-la ao mercado?

Seja qual for a área ou solução idealizada, deve-se imaginar que não existe uma fórmula pronta, como o The Best Way (O melhor caminho/jeito) ou como uma receita de bolo. Mesmo assim todo gestor e empreendedor precisa considerar aspectos que o negócio PRECISA ter sob sua gestão e não apenas considerá-los como algo bom de se ter. É o contraste direto entre o Must Have e o Nice to Have;

Toda ideia inovadora quando é transformada em um negócio deve cumprir com algumas características fundamentais, tais como: SOLUCIONAR UM PROBLEMA existente, ter um MODELO DE NEGÓCIO VIÁVEL, além de ser capaz de GERAR RESULTADOS mensuráveis, concretos e satisfatórios.”

No link abaixo você pode assistir o vídeo completo de minha contribuição como jurado da órbita NEGÓCIOS para com as startups participantes do programa ROCKET 2020 da emissora RPC, afiliada regional do Paraná da TV GLOBO.

Clique na imagem para acessar o vídeo completo disponível na plataforma do Gshow.

Escrito por Alexandre Conte.